Bebés obesos

Nos Estados Unidos o número de bebés obesos tem aumentado, tal como a obesidade entre os adultos. Felizmente em Portugal ainda não há relatos de bebés obesos, mas de crianças obesos sim.

Porque será que um bebé de 6 ou 8 meses, estará obeso? Será porque o coitado ainda não aprendeu a andar para ir para o ginásio? Será porque o bebé é preguiçoso? À luz do conhecimento generalizado muito provavelmente seria falta de ginásio e preguiça, muito tempo a ver televisão ou na consola de jogos. Nada disso, o que se passa é o bebé foi sujeito a uma alimentação que lhe criou uma disfunção metabólica. É preciso não esquecer que nos EUA, muitos pais dão refrigerantes (sodas, coca-colas) aos seus bebés. Ou seja, o bebé foi sujeito a uma carga de açúcares que desregulou, que criou uma síndrome metabólica, levando-o à obesidade. O mesmo acontece a muitas crianças em Portugal.

Depois de criada a desregulação metabólica é natural que a criança ou mesmo o bebé fique preguiçoso. Primeiro ficamos obesos e com uma desregulação metabólica e depois é que ficamos preguiçosos.

Em conclusão: para vencer a obesidade infantil ou adulta é fundamental actuar na alimentação. É necessário retirar todas as fontes de açúcar, incluindo a fruta.

Fontes: ver as apresentações do Dr. Robert Lustig no youtube “The Skinny on Obesity (Ep. 5): Generation XL