Acne nos adolescentes e nos adultos

Teenager bor with acne

Acne, Acne.

A maioria dos adolescentes sofre de acne. Os pais dirão é próprio da idade. Os médicos receitarão cremes e comprimidos, alguns destes com efeitos secundários indesejáveis.

Alguns, menos afortunados, como eu, continuarão a ter acne mesmo em adultos. Uma borbulha para espremer aqui, ali, nas costas, na cara, na parte de trás do pescoço, enfim nos mais variados sítios.

Mas será que todos os povos sofrem de acne, mesmo na adolescência? A esta pergunta responde entre outros, o médico e professor sueco Staffan Lindeberg, no seu livro Food and Western Disease, fala sobre um estudo que fez ao povo Kitava da Papua Nova Guiné e não encontrou casos de acne, mesmo entre os adolescentes. O mesmo acontece com a tribo de caçadores recolectores dos índios Aché do Paraguai. Nestes dois povos não há casos de acne. O que nos pode levar a inferir da relação entre o acne e os hábitos alimentares, mais precisamente, entre a acne e alimentação do estilo ocidental.

Actualmente quando falo de acne com pessoas que conhecem da minha posição “anti açúcares” e “anti hidratos de carbono”, pensam para sim mesmos: ”Queres ver o acne também é motivado pelos açucares e hidratos de carbono? Não estarás  a exagerar?”. É claro que não. Os açúcares e os hidratos de carbono promovem o aparecimento de acne.

Qual é o mecanismo que desencadeia a acne?

  • O acne é provocado pela produção excessiva de sebum pelas glândulas sebáceas, o que leva a formação dos pontos negros (comedones abertos) ou à formação das espinhas (comedones fechados) com inflamação e ponta amarela ou esbranquiçada.

Para além disto, os níveis altos de insulina, e aqui entram os açucares, os hidratos de carbono de elevado índice glicémico, provocam a produção das hormonas andrógenas. Os níveis altos de insulina e de IGF-1 (Insulin Growing Factor 1), resultantes dos hidratos de carbono, estimulam a produção das hormonas andrógenas nos ovários ou nos testículos, consoante o sexo do indivíduo. Acresce-se o facto da insulina e o IGF-1 inibirem a síntese no fígado do “sex hormone binding globulin” (SHBG), provocando a disponibilidade de elevados níveis de andrógenas em circulação. São estes níveis elevados de hormonas andrógenas que levam à excessiva produção de “sebum” e daí à formação do acne.

A insulina alta tem ainda outra consequência, a diminuição dos níveis de “IGFBP-3”, que por sua vez, estes níveis baixos de “IGFBP-3” promovem o crescimento desregulado dos tecidos dos folículos aonde se desenvolvem as borbulhas (espinhas) e ou pontos negros.

Na adolescência, há grande actividade hormonal, há uma natural disponibilidade de hormonas andrógenas e ao acrescentar-se uma excessiva produção das mesmas por causa dos níveis altos de insulina e IGF-1, então temos a cascata hormonal perfeita para a formação do acne.

É claro que o acne não afecta todos de igual modo. Mais uma vez existe uma predisposição genética. Em indivíduos diferentes a mesma quantidade de açúcar leva a quantidades diferentes de insulina produzida, leva a quantidades diferentes de IGF-1.

Qual é a solução?

Dieta. Mudar a alimentação. Nada de açucares, nada de alimentos com elevado índice glicémico e surpresa das supresas, nada de leite e derivados de leite. Porquê o leite? Porque o leite pode ter poucos hidratos, mas é um insulinotrópico. O leite e seus derivados fazem aumentar os níveis de insulina e do IGF-1 e diminuir os níveis “IGFBP-3”.

Porque é que o chocolate provoca acne?

Porque tem açúcar e leite. Estes dois juntos desencadeiam a cascata hormonal que leva à formação do acne. O chocolate é perfeito para o acne e não por causa do cacau, bem entendido.

Os fritos provocam acne?

Os fritos não provocam acne. A questão está que muitos dos fritos referidos são fritos de hidratos carbono. Fritos que fazem elevar o açúcar do sangue (glicose), de seguida elevam os níveis de insulina e voltamos à conhecida cascata de eventos hormonais. Os fritos que podem causar estes eventos serão as batatas fritas, os pasteis, os bolos fritos as pipocas doces. Um bife frito ou um peixe frito, nunca causarão acne.

O pão e as bolachas podem provocar acne?

Claramente. Um fatia de pão pode elevar mais o açúcar no sangue que algumas “candy bar”.

The dieatary cure fo acnce

 

Qual a melhor dieta para evitar o acne?

A dieta do Paleolítico ou do homem das cavernas ou primal ou da idade da pedra. Sem leite e seus derivados, sem cereais, sem legumes e leguminosas, sem alimentos de elevado índice glicémico. Daí que os caçadores recolectores não terem acne.

Desde que mudei a minha alimentação deixei de ter acne e sou adulto. Sempre que faço uma asneira no regime alimentar, dois ou três dias depois lá aparece uma borbulha para espremer. Alguns me dirão que são resquícios da adolescência, mas são efectivamente consequências dos açucares, do leite e seus derivados.

Fontes:  “Acne Vulgaris. Disease of Western Civilization”.

http://archderm.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=479093