Curiosidade: sabe a origem da palavra inglesa “banting”?

Para começo sugiro que use o tradutor do Google e verifique o significado da palavra “banting”.

O tradutor da Google indicará “regime para emagrecer”.

A história é do século XIX, por volta de 1862 na Inglaterra Vitoriana.

No ano de 1862 vivia um carpinteiro inglês, dono do seu próprio negócio, que era obeso. A obesidade apoquentava-o. Nesse ano o nosso carpinteiro pesava 92 kg, medindo 1,65 m. Como a obesidade o incomodava fazia tudo o que lhe era sugerido para emagrecer. Assim, fez banhos turcos, banhos escoceses e até comprou um barco para remar todos os dias 2 horas. Depois do exercício de remo, um amigo disse-lhe que estava a ficar bastante entroncado, mas não perdia peso. Todas estas tentativas para perder peso tinham um resultado reduzido, cerca de 2,7 kg no máximo.

O auge da aflição de obeso foi atingido quando já não conseguia apertar os sapatos.

Entretanto começou a ficar surdo e consultou um médico de grande reputação na altura, o Dr. William Harvey. Este tinha estado a lições doutro médico da altura, mas desta vez francês, o Dr. Claud Bernard. O francês detinha grande conhecimento do metabolismo do fígado e transmitiu ao Harvey.

Na consulta, o médico Harvey disse ao carpinteiro que a razão da surdez era a obesidade. A relação entre obesidade e surdez não interessa para a história, mas a indicação para o carpinteiro foi: “tem que emagrecer”. Para quem já tinha tentado tudo, foi um desalento. No entanto, o William Harvey garantiu-lhe que iria emagrecer se cumprisse a dieta que lhe iria prescrever. Esta dieta, não era mais que um corte drástico nas fontes de hidratos de carbono. O pão, manteiga (estranhamente manteiga), leite, açúcar, cerveja e batatas que tinham sido inocentemente elementos da sua subsistência foram retirados. Todas as fontes de amido e sacarina também foram retirados.

Em 1862 o carpinteiro tinha então 92 kg, seguindo esta dieta de baixos hidratos de carbono, perdeu 20 kg num ano e fez um registo meticuloso das suas pesagens ao longo do ano. O resultado foi tão impressionante que resolveu escrever um pequeno livro (panfleto) às suas próprias expensas. A ideia do livro era partilhar com todos os obesos uma solução que tinha resultado com ele.

O livro teve bastante êxito, chegando a 4 edições e a Amazon ainda o vende hoje em dia. O referido livro tem o título: Letter on Corpulence, Addressed to the Public”.

O nosso carpinteiro chamava-se William Banting. O seu apelido entrou como vocábulo na língua inglesa, mas o seu conhecimento , infelizmente perdeu-se ao longo dos anos.

No século XIX uma dieta de baixos hidratos de carbono teve um êxito enorme para quê procurarmos outras soluções? Chá verde? Cremes adelgaçantes? Lipoaspiração? Óleo de coco? Café verde? “Raspberries Ketones” ou cetonas de framboesas?

A segunda parte da história, desta vez mais curta, está na invenção da insulina, feita por Frederick Banting, que era um parente afastado do William Banting, sendo a insulina a “master” hormona no mecanismo de acumulação de gordura, conforme pode verificar na página insulina deste blog.

                                                               William Banting

William_Banting